terça-feira, 31 de maio de 2011

A origem dos suzanis

 
Suzanis são tecidos bordados a mão originários da Ásia Central, mais especificamente da região onde hoje é o Uzbequistão. Essa área situada ao longo da famosa Rota da Seda, comunicava as culturas da Europa, da Turquia e da China com o mundo árabe. Cidades esplendorosas cresceram aí: Bukhara, Samarkanda, Shakhrisabz e Khiva.

Rota da seda


Como a vida nômade e tribal era difícil e a paisagem desoladora, as mulheres desde sempre decoravam com tecidos, bordados e aplicações de lã, seda, algodão ou feltro todos os objetos que encontravam: os tapetes de oração, as mantas das selas, as coberturas dos berços, os estojos de espelhos e todos os acabamentos ao redor das tendas (conhecidas como yurt) e barracas. 
                                                                                                        
Da mesma forma, ainda crianças as meninas começavam a produzir seus enxovais para mostrar à comunidade suas habilidades e sua capacidade de labor, e durante suas vidas os tecidos feitos por elas eram a principal maneira de expressão e de controle do seus ambientes, fosse este uma casa ou uma tenda. As peças eram também um recurso econômico porque as peças mais finas podiam ser vendidas pelas mulheres dos vilarejos para as mulheres da cidade.


As casas se tornaram verdadeiros casulos de obras têxteis grandiosas que não eram somente lindas e funcionais, mas também serviam como símbolos de status e conexões com a história da família ou da tribo.
 
Cada região da Ásia Central desenvolveu seus próprios desenhos, padrões e cores. Exceto em alguns museus, os suzanis foram pouco estudados porque, tradicionalmente, eram feitos em casa para uso pessoal e raramente apareciam em registros escritos de viajantes ou mercadores. É exatamente esta característica que os tornam produtos únicos, misteriosos e altamente exclusivos.

domingo, 29 de maio de 2011

Nasce a Ghazal Fine Arts

Amigos... viagens... culturas... impactos... beleza, muita beleza!
Foi assim que decidimos criar a Ghazal Fine Arts. A coleção pessoal de suzanis, tapetes, tecidos e outras peças que iam se acumulando em nossas casas nos chamaram a trazer para o Brasil tudo aquilo que encontramos de mais bonito e impactante em nossas viagens.

Ghazal quer dizer admirar e adorar a beleza, encher de vida, expressar o amor nas formas mais belas.


Criamos uma loja que é uma galeria, quando você entrar vai esquecer onde está e se deixará levar pela beleza que inunda seus sentidos.

Aqui neste blog iremos contando os bastidores, as histórias, a tradição e as culturas que geram as peças que trazemos. Samarkanda, Tabriz, Khiva, Shiraz, Bukhara, Istambul são alguns dos lugares de origem. Todos os produtos são escolhidos pessoalmente, um a um, e são únicos e super exclusivos.

Nós amamos nossas peças e esperamos que nossos clientes e admiradores também amem. Seja bem-vindo!

Siga a beleza:
contato@ghazalfinearts.com.br
facebook.com/ghazalfinearts