Suzanis são tecidos bordados a mão originários da Ásia Central, mais especificamente da região onde hoje é o Uzbequistão. Essa área situada ao longo da famosa Rota da Seda, comunicava as culturas da Europa, da Turquia e da China com o mundo árabe. Cidades esplendorosas cresceram aí: Bukhara, Samarkanda, Shakhrisabz e Khiva.
Rota da seda
Como a vida nômade e tribal era difícil e a paisagem desoladora, as mulheres desde sempre decoravam com tecidos, bordados e aplicações de lã, seda, algodão ou feltro todos os objetos que encontravam: os tapetes de oração, as mantas das selas, as coberturas dos berços, os estojos de espelhos e todos os acabamentos ao redor das tendas (conhecidas como yurt) e barracas.

As casas se tornaram verdadeiros casulos de obras têxteis grandiosas que não eram somente lindas e funcionais, mas também serviam como símbolos de status e conexões com a história da família ou da tribo.
Cada região da Ásia Central desenvolveu seus próprios desenhos, padrões e cores. Exceto em alguns museus, os suzanis foram pouco estudados porque, tradicionalmente, eram feitos em casa para uso pessoal e raramente apareciam em registros escritos de viajantes ou mercadores. É exatamente esta característica que os tornam produtos únicos, misteriosos e altamente exclusivos.