O padrão do desenho, normalmente criado pelo designer do tecido, é desenhado na madeira usando uma agulha bem afiada. Em seguida, o padrão é talhado na madeira pelo artesão usando formão, martelo e outras ferramentas específicas. O tecido é então estendido em grandes mesas e manualmente são feitas as impressões usando estes blocos de madeira talhados de forma tão bonita.
Há duas maneiras de pintar usando blocos de madeira talhados à mão. Na impressão direta, o bloco é imerso na tinta e depois carimbado no tecido diretamente. Na impressão indireta, é usado um material impermeável como cera ou resina para carimbar e o tecido é depois mergulhado na tinta. A imagem que estava no bloco fica como negativo e aparece no reverso do tecido.
Continuamente, o bloco é mergulhado na tinta e depois carimbado no tecido pelas mãos hábeis do artesão têxtil até ir formando o padrão final do tecido. Alguns tecidos utilizam dois ou três blocos de madeira diferentes para cada cor que está sendo pintada no tecido.
O resultado pode ser visto abaixo, lindos padrões que mostram a delicadeza de sua fabricação e a alegria de suas cores.
Padrão "Yejiju" pintado com blocos de madeira sobre seda pura
Padrão "Clara" pintado com blocos de madeira sobre linho
Padrão "Mariposa" pintado com blocos de madeira sobre percal 300
A cabeceira da cama é forrada de Sari Indiano antigo de seda pura pintado à mão
Estes tecidos e muitas outras peças de original beleza podem ser encontradas na Ghazal Fine Arts: facebook.com/ghazalfinearts